O Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, foi fundado em 20 de março de 1974, destinado ao Ensino do 1º Grau (fundamental) no governo de Antônio Carlos Magalhães, através dos convênios MEC, SEC – PREF, sendo o secretário de Educação e Cultura o professor Rômulo Galvão de Carvalho, sob a gestão do prefeito na época o Sr. Milton Ribeiro Pamponet, o principal fundador do colégio.
Tendo como primeiros professores Zélia Suzart Nascimento (Diretora),
Maria dos Reis Machado
Valquíria Gomes da Rocha Alves
Francisca de Souza Boaventura
Izabel Bispo Boaventura
Desde sua fundação até os atuais dias o Colégio passou por muitas modificações, durante essa trajetória se encontra com a sua 10ª diretora sendo elas:
Zélia Suzart Nascimento – 1974 a 1979
Francisca de Souza Boaventura – 1979 – 1981
Maria dos Reis Machado – 1981 – 1987
Rejane Magalhães Miranda Rios – 1987 – 1992
Maria Perpétua do Nascimento – 1992 a 1995
Joselita Cordeiro Sampaio – 1995 a 1997
Marlene Bela Azevedo – 1997 a 2001
Luzemira Araújo de Santana – 2001 a 2015
Antônio Dias Oliveira Júnior – 2016 – 2022
Maria do Carmo Pereira Bispo – 2022 até os dias atuais
A primeira reunião do Centro Cívico denominada Presidente Geisel, realizada no Colégio, ocorreu em 30 de março de 1977, na gestão da 1ª diretora do Colégio, na época a srª Zélia Suzart Nascimento.
Os primeiros 08 anos do Colégio fora dedicados apenas ao Ensino Primário sob gestão das Srª Zélia Suzart Nascimento e Francisca de Souza Boaventura. Só mais tarde em 1981 o Sr. Adenias Rodrigues e o Sr. Hamilton Nascimento, criaram o curso ginasial de 5ª a 8ª séries, que iniciou com duas turmas de 5ª série sob gestão da então diretora Maria dos Reis Machado, havendo na ocasião a criação do 2º pavilhão no mandato do então prefeito, Evandro Miranda Boaventura.
Para atender as necessidades dos alunos que foram terminando o 1º grau, criou-se então o Ensino do 2º grau em 1985 sob a gestão da senhora diretora Maria dos Reis Machado, que construiu nosso antigo auditório, localizado no 2º pavilhão, tendo o nome do nosso ilustre professor Wilson Santos Souza.
A mesma criou também, uma biblioteca a qual tinha seu nome, infelizmente não chegou ao término devido ao número de alunos que o colégio foi recebendo, faltando assim espaço físico. Desta forma, teve-se que desmontar a biblioteca.
Sob a gestão da Srª diretora Rejane Magalhaes Miranda Rios o colégio passou por uma reforma na qual foram ampliadas mais duas salas, sendo que, esta ocorreu em 1990, com apoio do Sr. Prefeito na época, Ubiramir Kunh Pereira.
Nosso colégio como qualquer outro estabelecimento de ensino, já passou por dificuldades que sempre foram superadas. Sempre acolhedor e comprometido com a educação dos alunos que por aqui passam ou passarão.
Nossos professores procuram dar o melhor de si, repassando para nós o que aprendemos com carinho e dedicação. Fazem parte atualmente do corpo docente deste estabelecimento o seguinte quadro:
Fávia Macêdo Miranda
Jeovani Bastos
Joselita Cordeiro Sampaio
Luiz Brandão Bastos
Maria dos Reis Machado
Rejane Magalhães Miranda Rios
Valquiria Gomes da Rocha Alves
Wilson Santos Souza
Raimunda Macêdo
Maria do Carmo Bispo Almeida
Celson Miranda Almeida
Magali Malena Magalhães Miranda
Maria Cleusa Silva Queiroz Oliveira
Maria Virgínia Borges
Sandra Maria Matos Barreto Silva
Surama Cristina Lima
Antonio Carvalho Filho
Déa Márcia Miranda
Getúlio Santana Queiroz
João da Silva Borges
Juscimeire Pamponet
Luiz Carlos Santos
Washington Miranda Pamponet
Nosso Colégio, já chegou na era da informatização, com recebimento de mobiliário, computadores, laboratório de química, física e biologia. A esperança é de que progrida cada vez mais para continuar sendo orgulho para aqueles que por ele um dia passaram ou passarão.
Texto original, formulado a partir da pesquisa da aluna Lívia Macedo Souza- 1º ano magistério- turma A. Sob a orientação da professora Maria Virgínia Borges.
Fontes: Livros de Atas do Colégio
Relatos orais.
Baixa Grande- Ba, sexta feira 19 de março de 1999.
1ª ATUALIZAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL
Em 2001 sob à gestão da profª Luzemira Araújo de Santana, houve uma reforma e ampliação favorecendo melhorias: 03 salas de aula, 02 banheiros (masculino e feminino) 01 cozinha com depósito para merenda, 01 sala de vídeo.
Atualmente, conta com 12 salas de aula, sala de professores, sala de vídeo, secretaria, biblioteca, laboratório de ciência. Laboratório de informática, quadra esportiva e auditório e 02 almoxarifados.
Opera matricula informatizada (internet) a partir de 2006 tendo em torno de 1300 alunos distribuídos nos três turnos, nos Ensinos Fundamental e Médio. Seu corpo doscente assim se compõe: Diretora: Luzemira Araújo de Santana, Vice-diretoras: Iracema Souza Oliveira Borges e Sandra Maria Matos B. Silva, Secretária Mirandilva Barreto de F. Nascimento; 25 professores efetivos, em sua maioria licenciados e alguns em processo de licenciatura. Destes, alguns são pós-graduados e uma mestra 07 professores contratos REDA, 06 Auxiliares administrativos 11 funcionários de apoio 09 Reda, 01 Agente de portaria municipal e 02 Agentes de portaria efetivos. Atende a demanda de todos os povoados do município, possibilitando oportunidades para que o educando se desenvolva com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-o para viver e conviver através de um ensino sério de qualidade. Durante este 34 anos de existência, promoveu vários eventos culturais como: Gincana de exatas, Semana de Literatura, Semana da Consciência Negra, Gincanas culturais e outras atividades, com o objetivo de levar a comunidade escolar a compreender a importância de sua participação social e cultural dentro e fora da escola. O Colegiado Escolar criado em 21-08-1996 tem sua composição atual, comprometido com os problemas da Comunidade Escolar. O Caixa Escolar, criado em 05-06-1997 tem suas atividades voltadas às finanças da UEE. O Conselho de Classe atuante. A escola participa de alguns programas como: FAED, PNAB PDE, PDDE MEC, Programa Renda Mínima, Bolsa Escola, PNTE/MEC, além de outros. Tem como preocupação a diminuição da evasão escolar e a repetência, tendo sensíveis resultados nos últimos anos.
Nestes 34 anos O Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet cresceu e se consolidou; sempre na busca de uma trajetória coerente apurou aquilo que seria a essência de sua proposta, definindo seus valores e princípios, sempre atento às transformações do mundo.
Baixa Grande, 2008
Atualizado pela Professora Maria Virgínia Borges Queiroz.