Desde da última segunda-feira (01/06/2009) o Centro Digital de Cidadania de Baixa Grande está realizando oficinas com representantes do Pontos de Cultura do Territória de Bacia do Jacuipe e Piomonte do Paraguaçú.
Estas oficinas são realizadas em toda Bahia com os 150 representantes dos 150 Pontos Instalados, estas oficinas é uma parceria entre a Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SETI), Para realizar as 0oficinas foram escolhidos os CDCs de Baixa Grande, Ilhéus, Belmonte, Serra Douradas, Ribeiro do Pombal, Valente, Salvador, Feira de Santana, Jequé, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ireccê, Cairu, Mata de São João e Lapa, todos eles enviaram monitores que participaram de uma oficina de capacitação em Lauro de Freitas entre os dias 27 a 30 d abril, onde receberam as informações necessária para realizar esta oficina.
A oficina tem o objetivo de ensinar a utilização dos aplicativos na base Linux (Soft Livre) já que é uma exigência que todos os pontos trabalhem com soft livre, também são trabalhado a divulgação das ações dos pontos através da Internet, por meio de Blogs, E-Mail, sites de relacionamentos e outros, Wilker Oliveira da Silva de Ipirá espera poder se habilitar para as diversas tarefas ligadas aos trabalhos do Ponto de Cultura, além de estreitar os laços com os demais Pontos. Para Danilo Mascarenhas Pinto de Nova Fátima, quer obter novas informações e novos conhecimentos sobre informática! e Soft livre, Marcos Souza Oliveira de Tapiramutá se alegra em poder esta conhecendo os recursos disponível nos Soft Livre e se compromete a repassar as demais participantes do Ponto de Cultura de sua cidade, Andrea Cerqueira dos Santos, afirma está gostando muito do curso e fica surpreendida em realizar as tarefas do curso. Participa também da oficina representante de Itaberaba. Curso que tem a duração de 30 horas distribuídas em 5 dias.