Os Centros Digitais de Cidadania do território da Bacia do Jacuípe se reúnem pela primeira vez. Nos dias 7 e 8 de abril, com a finalidade de discutir a sustentabilidade os CDC das 14 cidades que compõe o território se reuniram em cidade de Nova Fátima, Gestores, Monitores e Representante dos centros, de Baixa Grande participou representando Gestor e Monitor, Ediomário Catureba Rios e a comunidade foi representada pelo jovem Sérgio Luiz da rua da Conceição, usuário assíduo desde 2006, ano em que inaugurou, “Este curso é de uma importância extremamente importante, já que é o primeiro que reúnem os CDC da Bacia, uma oportunidade de discutir a realidades de cada região”, relata Ediomário.
Os Centros Digitais de Cidadania e Inovação do Estado da Bahia, faz parte do Programa PISD, da secretária de Ciência e Tecnologia do estado da Bahia, são salas equipadas com microcomputadores, com uma série de softwares livres instalados, conectados à Internet banda larga. Esses computadores podem ser utilizados pelos usuários para acessar as páginas web, o correio eletrônico, produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas, bem como para capacitar-se, através dos cursos e oficinas oferecidos, no uso de programas de informática e da Internet. Ainda este semestre o PISD comemoram a implantação do CDC nº 1.000.
Dos diversos temas e decisões relatada neste curso uma das iniciativas aprovada foi a iniciativa do Gestor do CDC de Baixa Grande, a iniciativa de criar um portal dos CDCs da Bacia, nele além de ter informações dos os CDCs, será exposto informações sobre a cultura e vida dos 14 município (www.cdcbaciadojacuipe.com.br).
O CDC em Baixa Grande é uma parceria entre prefeitura e SECTI, inaugurado em 23 de julho de 2006, já são quase 4000 cadastrado e mais de 107,856 acessos, contribuindo para a Inclusão Sócio Digital.