Com o plenário completamente lotado, a Câmara deu início ontem, 26, aos trabalhos neste novo exercício legislativo. A nova mesa diretora também teve seu primeiro contato oficial com a população desde a eleição, ocorrida em 1º de janeiro. Pela primeira na posição de Presidente o Vereador Geovane Guimarães (PSC) preside o Legislativo baixagrandenese com muitos agradecimentos assumiu o compromisso de garantir a democracia onde vereadores não se sentissem coagido em exercer seu papel com toda liberdade de expressão tanto de oposição como de situação.
O prefeito Gilvan Rios (PT) participou da reunião de abertura do ano legislativo nesta quinta-feira. Acompanhado de secretários, entre eles a de Bruno Pamponet, Márcio Azevedo, Maria Angélica, Joanita Souza, Mota Azevedo e seu vice-prefeito Hamilton do Nascimento.
Gilvan usando da Tribuna Livre, fez um esboço de seus trabalhos durante os 4 anos de governo do qual se reelegeu, assumindo trabalhar junto com os vereadores para angariar recursos e fazendo os investimentos adequados para que as cidadãs baixagrandende venham a ter uma vida em beneficio tanto nas áreas da agricultura, saúde, educação e entretenimento, assumiu o compromisso de construir a biblioteca central, falou de diversos convênios assinado entre a Prefeitura e Governos Estadual e Federal visando o bem-estar do baixagrandense, a exemplo da parceria com a UNEB onde 100 professores que serão formados em nível superior para melhoria do ensino.
O Vice-prefeito Hamilton do Nascimento elogiou a organização que se encontra hoje na nova sede da câmara, relembrando da época quando exerceu a função de vereador e presidente, onde não tinha valor e nem liberdade, a sessão funcionava dentro da prefeitura não permitindo o aceso da população, um de seu trabalho como presidente foi tirar a câmara do fundo da prefeitura.
O Secretário de Administração Geral, Bruno Pamponet, parabenizou os vereadores desejando um trabalho de grande êxito que iniciou nesta data, “ser vereador não é uma tarefa fácil, é uma tarefa árdua, alem de fazer um papel de legislar, fazer as leis, fiscalizar, tem que fazer o papel de assistente social dentro do município”, se colocou a disposição da câmara daquilo que estiver ao alcance de sua função de secretário de Administração Geral, elogiou o empreendedorismo feito pelo prefeito Gilvan, fazendo com que execute uma administração diferenciada.
O Secretário de Agricultura Márcio Azevedo, cumprimentou a todos os vereadores, lembrando que o desenvolvimento do município está nas mãos dos vereadores, pedindo que os mesmo dediquem à vida em prol dos benefícios dos filhos de Baixa Grande, falando de suas satisfação no exercício na secretaria de agricultura e pediu apoio dos legisladores para poder lutar junto para fortalecer a agricultura familiar, para que os trabalhadores não deixem suas localidade para ir aos grandes centros, e lá tenha que enfrentar grandes dificuldades.
O Vereador Relnaldo (PMN) Brito, pediu a união dos vereadores em benefícios do município, falando da essência em exercer o papel mesmo na situação de oposição como situação, assumindo o compromisso de neutralidade, compromisso assumido desde as campanhas, “Eu na neutralidade irei aqui votar naquilo que for de minha consciência, aquilo que eu achar que é bom para Baixa Grande, sem compromisso político e sem submissão, mesmo que tenho que contraria”. Falou dos alguns Projetos que vai apresentar este ano, como a o projeto de lei acabando com a taxa de ligação de água comprada pela EMBA (Empresa Baiana de água e Saneamento).
O Vereador Rômulo Fontoura (PPS), agradeceu a Deus pela oportunidade de ter voltado à casa Legislativa onde exercerá o seu 2º mandando, falou da função primordial do vereador que é ver e verificar e observar os movimento, fiscalizando e indicar ao executivo, servir de ponte para realização dos anseios da população, afirmando assumir o papel de oposição, trabalhando com coerência naquilo que vem ao beneficio de Baixa Grande, falou de sua participação no quadro Você no Esporte Espetacular em janeiro do corrente ano, falou do compromisso em conseguir um Ginásio de esporte para o município, “Queremos um ginásio de esporte em Baixa Grande, não importa de onde vem, sejam lá dos Democratas, PT, PSC, Gedel ou se vem de Lula, agente quer um ginásio em Baixa Grande, porque a juventude merece ter mais modalidade de esporte”.
O Vereador Pedro Lima Neto (PT), complementou a todos os vereadores, Prefeito e secretários que fazia presente a primeira sessão, falando do seu 4º mandado consecutivo exercido desde 1996, exercido com respeito, respeitando as leis e regimento da casa, falou da função do vereador que é de fiscalizar, função esta que tem que ser exercida mesmo sendo vereador de situação, base do governo, relatou a importância da Secretaria de Agricultura, qu e esmo não contanto com um orçamento destinado enfatizou ao Secretário Márcio da importância em buscar parceria e alternativa para que o agricultor possa exercer sua função, sem agredir o meio ambiente.
A Vereadora Nadja Nara Miranda (PPS), agradeceu a todos e falou do objetivo que levou a ingressar na vida pública “Acreditando na esperança de ver este município melhor, é que mim ingressei na política”, falou das atribuições básicas da câmara que é fiscalizar, indicar e propor, ela tem obrigação cada vez mais de participar da vida da cidade, exigindo um controle efetivo dos orçamentos público, alertando que não é uma função só do executivo, afirmando que é com este objetivo que vai legislar neste mandato.
O Vereador Almiro Rios (PSC), agradeceu ao público presente, bem como os secretários e prefeito que se fazia presente, relatando que ele é o primeiro vereador na história de Baixa Grande que depois de haver perdido em uma eleição voltou a Casa Legislativa.
O Vereador Hélio Gonçalves (PPS), falou sobre a oposição e seus objetivos, uma oposição com coerência, com respeito, aberto ao diálogo com o prefeito e secretario para uma melhor administração. Pedindo aos vereadores que exerça um mando com respeito uns aos outros, terminou agradecendo a todos que depositaram a confianças lhe elegendo como vereador.
O Vereador Elias Ferreira (PR), agradeceu a Deus por poder exercer seu 4º mandato consecutivo, falando do esforço e trabalho recompensado, cobrou do prefeito o projeto para construção da sede da câmara, projeto este que permitisse que a câmara comprasse o terreno para ampliação do terreno que já possuem na Praça Manoel Ribeiro Soares, falou da compra das mesas, ar e computador para cada gabinete dos vereadores, comprado em dezembro de 2008.
O Vereador e Vice Presidente da Câmara Amós Junior (PSC), parabenlizou aos secretários presente, falando do trabalho exercido pelo Partido Socialista Cristã, exercido por três representantes nesta casa, (Almiro, Amós e Geovane), afirmando ser vereador de todos, não apenas daquele que votaram nele, falando das diferenças e divergência são saudáveis em qualquer parlamento, assumindo trabalhar junto com todos, relatou as dificuldades encontradas com a estiagem, e solicitou o empenho do executivo para buscar uma enorme barragem para o município, afirmando que seu mandando é fortalecer os movimentos sociais.
Geovane Guimarães agradeceu a todos e falou da disposição da tribuna livre, que os cidadãos que desejarem podem se escrever, agradeceu o apoio dos demais vereadores em lhe eleger como Presidente para exercer o mando nos anos de 2009 e 2010.