O Sr. Milton Pamponet Ribeiro, nascido em 14/01/1926 no Povoado de Baixa Grande, filho de famílias tradicionais de nossa cidade, falecido em 04/02/1999.
Estudou até o 2º ano ginasial no Colégio Santonópolis em Feira de Santana até os 17 anos de idade, teve que retornar para Baixa Grande por motivo de falecimento de seu pai.
Casou-se em Baixa Grande, aos 21 anos de idade, pai de 3 filhos.
Foi uma pessoa de muito boa aceitação na cidade, tornando-se prefeito por 03 “legislaturas”, tendo a sua primeira gestão no ano 1959 a 1962, segunda gestão 1967 a 1970 e terceira gestão de 1973 a 1976.
Considera-se que as obras de maior vulto existente no nosso município foram construídas por ele, dentre elas podemos citar a construção do Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, Mercado Municipal de Baixa Grande, dos povoados de Italegre e Mandacaru, a Delegacia de Polícia, o Hospital Maternidade, Campo de Futebol, Posto Médico, Chafariz, Cemitério, Prédio da Prefeitura, construção de muitos prédios Escolares, pavimentação de várias ruas da cidade, etc.
Pessoa de muito caráter e honestidade, todos as vezes que terminava um mandato da sua gestão, prestava conta regularmente, não deixando débito para seu sucessor pagar e ainda deixava dinheiro em cofre.
As estradas municipais eram bem cuidadas.
Enfim, podemos dizer que foi um dos melhores prefeitos do município, até aquela presente data, principalmente pelos seus princípios de honestidade e zelo pela coisa pública.
Tinha um tratamento muito bom para com o povo, porque buscava atender às necessidades daquilo que o povo tinha direito.
Buscava com a criação de suas obras prestigiar o povo, não buscava prestar homenagem a ninguém, daí não dava denominação as obras que realizava.
Foi um bom pai, bom esposo e até mesmo em determinadas situações, conselheiro, enfim, foi um verdadeiro cidadão que lutou por Baixa Grande e que sobretudo não podemos deixar de lembrar do seu envolvimento direto na fundação do nosso Colégio, desde a doação do terreno, até a contratação dos primeiros professores que por aqui lecionaram.
Dados fornecidos por sua filha a Srª. Ilca Pamponet Ribeiro Mascarenhas e pelo Sr. César Cotias em 17/03/1999.
Obs. A senhora Lídia Maria de Souza, acompanhou o crescimento e a vida pública do Sr. Milton Pamponet Ribeiro, tendo assim, laços de afetividade com o mesmo e com a família.