.:Navegue                                                Por Ediomário Catureba (CATU Informática) - Contato: ediomario@baixagrande.net  

       

 

Versão Para Impressão

História do Distrito de Italegre

O povoado d Italegre surgiu de uma fazenda clamada Pedra,propriedade do Sr. Soares de Souza, onde hoje é a casa de HUMBERTO DAMASCENO (Beto).
Antigamente Italegre possuía u comércio,mas era muito pequeno: uma metade do que é agora.Tinha uma casa velha e uma igreja pequena que fez 100 anos antes de ser reformada. Pertencia a Monte Alegre (Maíri), mas logo que Alexandre Ferreira morreu passou a pertencer a Baixa grande.
As primeira Família que chegaram foram “Leal e Souza”. A família Souza veio de São Gonçalo e Família Leal de Monte Alegre. Todas essas famílias ficaram residindo em terrenos que pertenciam ao Estado
Pedro Inácio de Souza e Pedro Manoel de Souza construíram a igreja e o cemitério no ano de 1855. Antigamente quem celebrava as missas era o Padre Manoel Maria da Conceição que foi chamado por Raimundo Martins Leal, que hospedava o Padre em sua residência.Depois da libertação dos escravos, Raimundo Leal comprou uma casa para o Padre, e lhe deu uma escrava chamada Emerenciana. Sempre tinha missas e batizados. O padre. Manoel Maria morreu em Monte Alegre em 1927. Depois vieram os Padres Tito, Valeriano, Freitas e Nicanor.
Padre Manoel Nicolau era muito considerado e tinha três sobrinhos que era professora e ensinavam e Monte Alegre. Veio uma professora para Italegre chamada Anatália que ensinou muito tempo.
As fazendas da região (mais antigas) eram: Lajedo Grande, retiro, Queimadas de Pedro Honorato e Pedra.
Em 1899 houve uma grande seca.Quase três anos de seca, sem chuvas.
As pessoas chegaram ao ponto de comerem mucunã e bró. Em 1932,nova seca;acabou a água e a população tirava água do gravatá para beber. Mas na foi tão longa como a de 1899, durou apenas um ano.
Em agosto de 1924, com o governador da Bahia senador. José Joaquim Silva, nesta ocasião foi desmembrado do município de Baixa Grande. Com a chegada de novas pessoas foi necessário abrir novos comércio em Italegre.
Em 1952 foi construído o açude e uma rua chamada Rua de Cima.
Em 1954 Claudionor José Silveira trouxe o primeiro rádio, movido a cata-vento. Foi através desse rádio que os Italegreses souberam da morte de Getúlio Vargas em Agosto de 1954. Em 1958 na copa do Mundo da Suécia, a população estava concentrada em duas torcidas, não faltar vento e ver o Brasil campeão do mundo.
Em 1950 iniciou a construção da escola PEDRO HONORATO DE SOUZA, mas não terminou por falta de dinheiro. Na gestão de Bianor (1954) terminou a construção, empregando a primeira professora chamada Anatália que trabalhou durante algum tempo.
Depois de alguns anos veio a energia a motor pelo prefeito Senhor Durval da Silva Miranda.
José Antonio da Silva arrecadou o dinheiro e comprou uma televisão.
Essa televisão era colocada na praça pública e todas as pessoas se reuniam para assistir.
Antes o mercado era telheiro, não tinha banca e as carnes eram cortadas em cima de cepos. Em tempo chuvoso fazia uma grande lama.
No ano de 1932 Agnelo Teixeira tinha 10 anos e ia vender cocada de mamão e coelho moqueada no telheiro de Italegre. Depois de alguns anos construíram o mercado. Foi construído por Milton Ribeiro Pamponet. O povoado foi beneficiado com calçamento pelos esforços dos prefeitos Milton Ribeiro Pamponet, Heraldo Alves Miranda e Ubiramir Kuhn Pereira.Evandro Miranda Boaventura construiu o posto de saúde, estradas, etc.
Localização de Italegre
Está localizada na Chapada Diamantina estando incluída no “polígono da seca”. Tem uma distância para sede de 18 km e para a capital do Estado 273 km.
Limites
Limita-se com os povoados: km 04, Lagoa do Mamão Mandacaru, Tabuleiro, Novo Sítio e viração. Esses de dividem em: Distrito e povoados.
Aspecto Físico
Clima: Semi-árido, tem uma temperatura máxima de 40ºC, mínimo 18ºC e média de 22ºC. Nos meses de Maio a Julho as chuvas são mais fortes.
Solo: Possui um solo Podzólico vermelho e amarelo. 
Subsolo: È formado por areia, pedras e argila.
Vegetação: Ela é constituída de matas e caatingas, que perdem as folhas durante a seca, ou por arbustos que não possuem folhas, mas grande número de espinhos.

Aspecto Humano
Italegre tem uma população média de habitantes de--------------------(censo de 2007).
È constituída por brancos. Mestiços e negros. A maior parte da população vive na zona rural, trabalhando no campo ou criando gado.

Atividades Culturais e Sociais
Existe um posto médico, um coleio primário, um colégio de formação do 1º grau, um clube recreativo e uma quadra desportiva.

Aspectos Econômicos
Pecuária: È uma das atividades mais antigas em Italegre. A criação de gado vive solto nas caatingas. Além do gado, existe ainda em Italegre grande criação de suínos (porcos).
Agricultura: A agricultura em Italegre está bem desenvolvida, os principais produtos cultivados são: Mandioca, milho, feijão, melancia e a mamona.
Comércio: Atividade comercial está constante de supermercados, bares, mercados, armarinhos, padarias, lojas e outros gêneros.
Indústrias: Quanto á indústria em Italegre não desenvolvimento. Por enquanto só há uma serraria.

Meios de Transportes e Comunicação
Transporte: O transporte em Italegre é o transporte terrestre. Existem vários tipos de transportes: carros, ônibus, motocicletas, ligeirinhos, bicicletas, etc.
Comunicação: Os meios de comunicação mais usados são: telefone, rádio, TV, jornal, revistas e cartas.

Comemorações
Cívicas: As comemorações em Italegre são: São João, São Pedro, Réveillon, 2º domingo de Maio (Dia das Mães), Sete de setembro, 21 de abril, 2º domingo de agosto (dia dos pais), 12 e 15 de outubro, etc.
Sociais: Aniversário do Clube Social Tamburi.
Religiosas: A maior festa religiosa é celebrada todos os anos em 20 de outubro à Nossa Sr Dos Martírios; a segunda festa é a do coração de Jesus que é comemorada em Agosto, todos os anos. Depois vem o natal e a páscoa que também se comemora todos os anos. Em Italegre existem três igrejas, sendo a Católica Apostólica Romana e Duas Evangélicas que são: Assembléia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil.

Repartições Públicas
Estaduais: Posto de saúde.
Municipais: Mercado, colégio d Italegre e escola Pedro Honorato de Souza.

Governo
Desde 1950 que o povoado de Italegre vem tendo administrador.
O primeiro Vereador foi o Sr. Áureo Oliveira Lima (popular Bigode), na gestão de Sr Durval da Silva Miranda de 1950 a1954.
O segundo foi o Senhor Marinho Pedreira, na gestão do Sr Bianor Pamponet Suzart em 1954 a 1958.
Depois veio o Sr Alexandre Dumas da Silva que foi eleito Vereador três vezes, sendo seus prefeitos:
Milton Ribeiro Pamponet 1958 á 1962;
RAIMUNDO Miranda Boaventura 1962 á 1966;
Milton Ribeiro Pamponet em 19966 á 1970; Neste mesmo ano o Sr Alexandre Dumas da Silva se afastou do cargo para assumir a Sub-Delegacia deste Povoado.
Sr Antonio José da Silveira foi um ótimo Vereador, em 1970 á 1972. Em 1972 Pedro Oliveira Mascarenhas e Vespasiano Freitas Neto foram eleitos com o apoio do Sr Milton Ribeiro Pamponet até o ano de 1976.
Na eleição de 1976 o Sr Vespasiano Freitas se elegeu mais uma vez com o apoio do Sr Evandro Miranda Boaventura até 1982. Neste mesmo ano terminando o mandato do Sr Evandro Boaventura apresentou o Sr Raimundo Dumas da Silva candidato a vereador que foi eleito por duas vezes.
O segundo a ser prefeito foi Ubiramir Kuhn Pereira de 1988 á 1992.
Quando em 1992 Sr Raimundo Dumas se candidatou mais uma vez, já não foi possível alcançar as eleições em virtude do seu falecimento.
Tivemos também Florisvaldo de Almeida Costa que se elegeu três vezes.
Construção da Igreja Assembléia de Deus
A Igreja Assembléia de Deus foi construída por Elias Sarto, João Freires, Roque e Raimundo.
Foi reformada pela 1º vez por Zé Silva de Jesus, Antonio Silva de Jesus, Zidoro Ribeiro, Manezinho Ribeiro, Roque Ribeiro, Joaquim Nunes e Álvaro Ferreira.

O 1º E Único Quiosque
No ano de 1999 houve a construção do quiosque, sendo construído por Ailton Rios.
Por sua causa ficou sendo chamado Quiosque Rios.
O quiosque está situado ao lado do mercado. Antes aquela área tinha apenas uma arvore, era apenas a continuação da área que você ver hoje. Quem tomava conta era Ailton Rios, sua esposa Maria e sua filha Elizângela.
Ultimamente o quiosque é u centro de atração e lazer para a população Italegrense.

Fatos Marcantes Do Colégio Municipal de Italegre
Graças aos representantes deste Colégio que tem toda capacidade para nos dá uma boa formação, deixou em nossa memória o prazer e a oportunidade de gravar os seus nomes e ter orgulho sempre em ler essa história.
Diretoras: Sirleide Cerqueira de 2003 á 2004;
Luciana Souza de 2005 á 2006;
V. Diretoras: Luciana Souza d 2003 á 2004;
Geraldo Pereira de 2005 á 2006;
Secretaria: Dioclesiana Oliveira Oliveira de 2004;
Lucicléia Rios de 2005 á 20006;
Professores: Maria José Alves, Joilda Dumas, Fabiana Souza, Rita de Cássia Souza, Iolanda Dias, Mônica Neres Duas.
Durante todo esse período ficou marcado na História de 5º á 8ª série.
Com a doença psiquiátrica do prefeito Sr Gilvan Rios em 2005 circularam noticia que ele não ia voltar a tomar conta da prefeitura, falando, até que iria acontecer outra eleição, o que não aconteceu felizmente, tudo não passando de meros boatos.
Gilvan Rios hoje toma conta da prefeitura com seus Vereadores e Secretário se libertou do mal que ele possuía com Graças de Deus.

Enchentes em 2004
No inicio de 2004 no mês de Janeiro houve uma grande enchente. A água alagou uma parte da fazenda de João Mendes Queiroz e outra parte da fazenda de Aloísio conhecido como Luiz de Darinho e acabou com a chácara de Lindebergue Leza Lima, conhecido com Molão.

 

 



CATU Informáica
Rua Alto de Guinho, 125
Bairro de Guinho - Baixa Grande - Ba
Tel.: 74 9962-3779 - ediomario@baixagrande.net